O Campus Quixadá do Instituto Federal do Ceará (antigo CEFETCE) promoverá a aula inaugural do Curso Técnico de Química Industrial no próximo dia 18 de março, às 9h, no auditório do Campus. Na solenidade, haverá palestra dos professores do IFCE/Campus Fortaleza, Raimundo Benvindo Gomes e Marlon Vieira de Lima.
O curso forma técnicos de nível Médio, que poderão trabalhar na Petroquímica e no Biodiesel. Essas áreas vêm alcançando cada vez mais destaque na região do Sertão Central. No curso, entre outros conteúdos pedagógicos, o aluno estudará as fases de produção do óleo bruto, o armazenamento, a logística e equipamentos para a produção do biodiesel. Ao final do seu curso, o novo profissional terá as competências e habilidades necessárias para as funções de analista de processos industriais, operador de plantas químicas e gestão de processos.
O curso está organizado em regime de créditos semestrais, perfazendo um total de quatro semestres. A carga horária total soma 1600 horas, sendo 1200 equivalentes aos conteúdos científico-tecnológicos e 200 dedicadas ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de natureza prático-teórica orientado pelos professores da área de Química e Meio Ambiente. Entre as dependências que darão suporte ao aluno, o Campus dispõe de Laboratório de Tecnologia Química e Ambiental – reunindo os Laboratórios de Tecnologia de Óleos Vegetais, Tecnologia do Biodiesel, Análise Instrumental Aplicada e Tratamento de Resíduos Líquidos - que tem por missão desenvolver atividades de Ensino e Pesquisa. A área total deste Laboratório é de 193 m2.
O custo da instalação dos laboratórios representa um investimento de R$ 107.160,00. O Campus Quixadá procura adequar-se às tendências tecnológicas da região do Sertão Central e estar em consonância com as demandas advindas das cadeias produtivas do Biodiesel e da Petroquímica em geral. Quixadá vem se destacando na produção da energia alternativa do biodiesel, que se encontra imersa na ótica de consolidação de uma cadeia produtiva e na geração de emprego e renda. Com isso, traz impacto positivo sobre a economia local, responsabilidade social e ambiental, levando à inclusão social.
Saiba mais - A Usina de Biodiesel da Petrobrás de Quixadá, inaugurada em 20 de agosto do ano passado, tem capacidade de produzir cerca de 50 mil toneladas de óleo, processando aproximadamente 100 mil toneladas da matéria-prima. A construção da usina de Quixadá conta com investimentos provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, que destinou R$ 76 milhões ao projeto. A unidade deverá abastecer de biodiesel, além do Ceará, os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, e se coloca como ótima oportunidade de renda para os agricultores, que plantam mamonas e girassol para produção do óleo, e os estudantes da região do Sertão Central que queiram um trabalho produtivo e rentável.